Faz hoje dia 1 de Janeiro 33 anos que os IBÉRIA nasceram no ano de 1987. A banda nascida na Baixa da Banheira toca um género musical entre o Hard Rock/Metal.
A banda foi reconhecida por várias vezes oficialmente pelos seus feitos na comunidade da Baixa da Banheira.
Medalha de Mérito Artístico e Cultural por 30 anos de carreira atribuída pela Junta de Freguesia da Baixa da Banheira em 28 de Maio de 2017.
Medalha de Mérito Artístico e Cultural por 30 anos de carreira atribuída
pela Câmara Municipal da Moita a 11 de Setembro de 2018.
Resumo Biográfico:
A IBERIA é uma das bandas nacionais mais importantes em Portugal desde o final dos anos 80. Formados em 1987, eles se separaram 10 anos depois, mas deixaram álbuns que se tornariam clássicos autênticos como “IBÉRIA” (1988) e “HEROES OF WASTELAND” (1990). Em 2007, dois dos membros fundadores, João Sérgio (baixo) e Francisco Landum (Guitars), concordaram com a “Espacial” (gravadora), que havia adquirido o catálogo completo da “Discossete”, empresa contratada anteriormente pela banda, e neste acordo, uma nova remasterização remasterizada de seus 2 primeiros álbuns ganhou vida.
Em 2009, a banda se reúne novamente, participando de um show explosivo de retorno no In Live Café, Moita (Portugal) e, consequentemente, em 2010, eles produzem e gravam um novo álbum.
O álbum “REVOLUTION” apresenta 14 músicas e, ao lado de “Angel”, também são as canções “She Devil”, “Stooge” e “Tired (deixe-me em paz)”, com uma participação especial de FERNANDO RIBEIRO (MOONSPELL), e ainda um ‘Remake’ da música ‘Hollywood’, um dos sucessos mais bem-sucedidos da IBERIA nos anos 80. Esta nova versão conta com a participação de outro músico do MOONSPELL, RICARDO AMORIM nas guitarras.
O Hard-Rock produzido em Portugal apresenta-se ao público com uma qualidade inegável de fácil comparação com o que está sendo produzido internacionalmente. “Revolution” faz prova disso.
Em 2016 Começa a preparação para o álbum “Much Higher Than a Hope”, nos estúdios Wrecords . O álbum é lançado pela Raising Legends Records.